Blog 27/11/2019

5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais um consultório odontológico, onde lida-se diretamente com a saúde e a estética bucal das pessoas. Veja abaixo 5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer.

Kopp
por Kopp
5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais um consultório odontológico, onde lida-se diretamente com a saúde e a estética bucal das pessoas. Afinal, nem as melhores faculdades de odontologia do país ensinam a coordenar o seu financeiro, treinar sua equipe para oferecer o melhor atendimento possível, existir e investir nas mídias sociais.

Por conta desses e outros pontos, ainda existem excelentes profissionais que não conseguem manter seu consultório por muito tempo. Pensando nisso, listamos 5 erros que podem estar impossibilitando a sua clínica de crescer.

Não investir em divulgação

A clínica pode possuir os equipamentos mais modernos do mercado, um time bem treinado e excelentes odontologistas, mas como as pessoas conhecerão suas vantagens sobre os demais consultórios, sem uma boa divulgação?

O famoso “boca a boca” é realmente muito importante, mas ele não deve ser o único meio de divulgação da sua empresa! É importante que se contrate profissionais capacitados que desenvolvam uma estratégia que chegue em seu público alvo, segmentado, investindo em mídias digitais e mensurando os resultados para que se consiga atingir o desejado.

Não confirmar as consultas

Não confirmar as consultas com os seus pacientes pode resultar na perda deles. Pode parecer um erro tolo, porém, o paciente pode acabar tendo algum imprevisto, esquecer ou até não dar a devida importância em avisar que não poderá comparecer. Por consequência, o profissional perde um horário que poderia utilizar para atender uma outra pessoa.

Além disso, confirmar a consulta também demonstra que clínica é organizada e que prioriza seus clientes e sua saúde.

Não ir atrás de quem não fechou o orçamento

Imagine a seguinte situação: o profissional já realizou uma consulta com o paciente e agora está passando um orçamento para algum tratamento. De certa forma podemos dizer que o dentista já conquistou o seu cliente, certo?

Porém, não são poucos os casos onde vemos esses mesmos clientes sumirem, esquecerem ou desistirem de fecharem o orçamento, por conta da clínica não ir atrás deles.

Na maioria destes casos, alguns só necessitam de um “empurrãozinho” e a forma de dar este empurrão depende apenas do próprio profissional e de seu time, entrando em contato para compreender o motivo deste orçamento não ter sido fechado.

Para que esta tarefa colha mais resultados positivos, é indicado que o próprio dentista entre em contato e busque alternativas de contornar as justificativas dadas do que está impedindo o fechando deste orçamento, como oferecer um desconto, um maior número de parcelas ou qualquer outra vantagem que motive.

Não priorizar o seu atendimento

Não é incomum vermos casos onde os clientes mudam de dentistas por não se sentirem confortáveis com o tipo de tratamento que recebem da equipe do profissional ou até mesmo do próprio!

Portanto, cabe ao profissional analisar a forma que seus pacientes são tratados desde do momento em que marcam a consulta, até a hora que saem do seu consultório. Os erros mais comuns encontrados vão desde constantes atrasos do dentista, até um tratamento ineficiente dos responsáveis pelo atendimento, como recepcionistas e assistentes.

Não inovar

Além de todos os motivos citados, uma das coisas que mais gera falência em pequenas e grandes clínicas, é não se adaptar as tendências do mercado odontológico.

Para que o seu negócio obtenha sucesso financeiro, o profissional necessita estar em constante estudo, realizando pesquisas, participando de palestras e convenções, buscando indicações de outros profissionais da área, estudando as mudanças e oferecendo tudo do que há de mais moderno, que facilite o seu trabalho e o tratamento de seus clientes. Deixar de se preocupar com o que está acontecendo no mercado odontológico é faltar com o crescimento de sua empresa.

Falando em inovação, a KOPP IMPLANTES possui kits, instrumentais e o que há de mais moderno no sistema de implantes, para que o odontologista tenha um consultório que proporcione o melhor tipo de tratamento aos seus pacientes.

Artigos relacionados

29/11/2019 Blog

Como lidar com pacientes com autismo

Lidar com pacientes nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais por conta do medo ou quando possuem o transtorno do espectro autista. Veja abaixo como lidar com pacientes com autismo!

Foto de Kopp
por Kopp

Comentários

Foto ilustrativa

Kopp Educação

Participamos e fomentamos a educação e formação de novos dentistas brasileiros, doando material para faculdades, onde todos podem conhecer nossos produtos e sistemas de implantes.

Conheça nossos produtos!

Ícone mundo Selecione seu idioma

Contato por WhatsApp Ícone WhatsApp