Blog 16/10/2019

5 especializações em odontologia que estão em alta

Está pensando em se especializar em alguma área de odontologia para evoluir em sua carreira? Leia abaixo 5 especializações em odontologia que estão em alta!

Kopp
por Kopp
5 especializações em odontologia que estão em alta

Frequentemente apontada como uma das carreiras mais rentáveis do Brasil, a Odontologia traz uma variedade em opções de áreas para especializações. Mas, com tantas variedades, é normal que os estudantes e profissionais fiquem com algumas dúvidas e incertezas sobre qual escolher para seguir.

Pensando nisso, separamos 5 especializações em odontologia que estão em alta no mercado no último ano. Assim, você poderá compreender melhor como atua cada especialização.

1. Implantodontia

Sendo uma das especializações mais evoluídas da odontologia, a Implantodontia tem como objetivo utilizar um conjunto de técnicas, visando substituir a raiz do dente por meio de um implante. O profissional participará de todas as etapas deste processo, da cirurgia à implantação da prótese.

A implantodontia também acaba atingindo a parte estética, já que o profissional ajudará o seu paciente a recuperar a autoestima e a melhorar sua qualidade de vida, fazendo com que o mesmo recupere as atividades comuns da rotina, como a mastigação de alimentos, por exemplo.

2. Odontopediatria

A odontopediatria tem como objetivo a especialização em cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Ainda é comum ouvirmos alguns pacientes contarem do forte medo que possuem em enfrentar a cadeira do dentista, devido as experiências negativas que tiveram no passado, o que resume a importância do trabalho do odontopediatra.

Além de todas as competências técnicas em odontologia, o profissional também necessitará estar preparado para lidar com os pequenos, tendo paciência e noções estratégicas quase lúdicas, para aliviar o atendimento e evitar desenvolver qualquer experiência ruim. A odontopediatria também trata de educar as crianças e os pais para os cuidados rotineiros com a higiene bucal. 

3. Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais

A cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacil é a especialidade que tem como objetivo cuidar das doenças da cavidade oral e seus adjacentes, como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, que envolvem a região compreendida entre o osso hioide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.

Portanto, esse profissional, que trabalhará em ambulatórios ou hospitais, também poderá tratar de dores nas articulações temporomandibular (ATM) e problemas de apneia do sono. Quem buscar se especializar nesta área que atua com cirurgias complexas, necessitará de constantes interações com outros profissionais. 

4. Ortodontia

Sendo uma das especializações mais populares da odontologia, a Ortodontia tem como objeto cuidar, prevenir e corrigir o posicionamento dos dentes e algumas desigualdades no crescimento dos ossos maxilares, como sobremordida, mordida cruzada, mordida aberta, diastema, etc. O ortodontista será responsável por proporcionar uma boca mais saudável e uma aparência mais aprazível para os seus pacientes.

5. Odontologia estética

Considerando que o sorriso é o nosso cartão de visitas, a estética bucal é área que mais preocupa e a mais responsável por reviver a autoestima dos pacientes. Atuando na restauração dental, a odontologia estética tem como objetivo melhorar a aparência dos dentes e dos sorrisos, evitando quaisquer constrangimentos sociais e profissionais, ajudando no aspecto físico e também no psicológico.

Sendo um dos campos que mais crescem na Odontologia, o profissional especializado nesta área irá muito além de apenas cuidar de clareamentos ou lentes de contato dentárias, já que também será responsável por cuidar correções das gengivas, alongamentos dos dentes, facetas de porcelana, colagem dentária, dentre outros. Sempre buscando aplicar as técnicas que estão em alta.

Como podemos perceber, a Odontologia traz diversas especializações interessantes e que se adequam aos mais diversos perfis profissionais. Portanto, estas especializações beneficiam muitos os odontologistas, já irão oferecer o melhor tratamento possível, com segurança e ótimos resultados para os pacientes.

Artigos relacionados

29/11/2019 Blog

Como lidar com pacientes com autismo

Lidar com pacientes nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais por conta do medo ou quando possuem o transtorno do espectro autista. Veja abaixo como lidar com pacientes com autismo!

Foto de Kopp
por Kopp
27/11/2019 Blog

5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais um consultório odontológico, onde lida-se diretamente com a saúde e a estética bucal das pessoas. Veja abaixo 5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer.

Foto de Kopp
por Kopp

Comentários

Foto ilustrativa

Kopp Educação

Participamos e fomentamos a educação e formação de novos dentistas brasileiros, doando material para faculdades, onde todos podem conhecer nossos produtos e sistemas de implantes.

Conheça nossos produtos!

Ícone mundo Selecione seu idioma

Contato por WhatsApp Ícone WhatsApp