Blog 09/09/2019

Veja como Implantes Dentários Podem ser Afetados pelo Uso do Cigarro!

Saiba mais sobre como o vício no tabaco pode influenciar no processo de implante dentário.

Kopp Implantes
por Kopp Implantes
Veja como Implantes Dentários Podem ser Afetados pelo Uso do Cigarro!

O vício do fumo acarreta diversos prejuízos para a saúde do usuário. Um dos riscos mais conhecidos é o desenvolvimento de câncer, ocasionado em diversos órgãos do corpo. Porém existem outros danos causados pelo tabagismo que muitas vezes não nos lembramos e estão muitas vezes atrelados com os prejuízos causados à saúde. Tal como o prejuízo significativo na funcionalidade dos dentes, ocasionado pelo falta de cuidado adequado nos dentes. Além dos danos causados a saúde bucal, o sorriso estético do paciente também acaba sofrendo mudanças negativas ao longo dos anos de consumo. 

Estragos Estéticos

Os estragos causados pelo uso da substância podem ser notados a partir da estética. Já que o cigarro mancha os dentes e o torna mais amarelado. Sem contar com mau hálito, que surge devido às diversas substâncias que se alojam no caminho realizado pela fumaça dentro do corpo do usuário.

Quanto às doenças bucais, o cigarro causa o desenvolvimento da doença periodontal, uma enfermidade que pode ser dividida em três fases, e que no último estágio, apresenta pus, amolecimento de dentes e outros fatores que devem ser controlados com a ajuda de um especialista. 

Importante ressaltar que a maior causa de câncer bucal é a utilização dessas substância. Pesquisas científicas constataram que em média 90% dos casos são associados ao cigarro.

Cigarros e Implantes

Após uma abordagem geral sobre os efeitos causados nos dentes pelos componentes que compõem o cigarro, verificou-se que os cuidados nos implantes em pacientes fumantes devem ser redobrado – tanto por parte do profissional implantologista, quanto pelo paciente. 

Na fase de planejamento cirúrgico, é necessário seja feita uma abordagem diferenciada por parte do profissional, atentando-se aos sintomas que o paciente possa apresentar.

Por Quê os Cuidados para Pacientes Fumantes Deve Ser Redobrado? 

A circulação sanguínea é um ponto importante para a cirurgia. Os pacientes que utilizam essas substâncias têm a saúde é defasada. O fluxo sanguíneo é menor, especialmente nos vasos capilares. Este é um fator é de extrema importância para o processo de cicatrização cirúrgica. 

Outra adversidade é a osseointegração – união entre o material (titânio) do implante e o osso. Em um usuário de tabaco, a probabilidade da cirurgia ser comprometida aumenta muito por conta desse fator. Em alguns casos, pode haver um insucesso completo da cirurgia. 

Mas claro, devemos ressaltar que fumantes podem realizar o procedimento com uma maior segurança quando se é cessado o uso da substância. A necessidade de substituir um espaço vazio ou um dente comprometido por uma prótese dentária deve ser avaliada pelo profissional. Como já dito, o processo tomará uma atenção diferente por parte do Implantologista. 

Para garantir a eficácia do tratamento é importante que o paciente coopere com o especialista. Deste modo, é interessante se extinguir o uso do cigarro pelas semanas que antecedem a cirurgia e nas semanas de pós operatório, visando uma osseointegração mais rápida e uma maior taxa de probabilidade do sucesso do tratamento.

Artigos relacionados

29/11/2019 Blog

Como lidar com pacientes com autismo

Lidar com pacientes nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais por conta do medo ou quando possuem o transtorno do espectro autista. Veja abaixo como lidar com pacientes com autismo!

Foto de Kopp Implantes
por Kopp Implantes
27/11/2019 Blog

5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais um consultório odontológico, onde lida-se diretamente com a saúde e a estética bucal das pessoas. Veja abaixo 5 erros que impossibilitam a sua clínica de crescer.

Foto de Kopp Implantes
por Kopp Implantes

Comentários

Foto ilustrativa

Kopp Educação

Participamos e fomentamos a educação e formação de novos dentistas brasileiros, doando material para faculdades, onde todos podem conhecer nossos produtos e sistemas de implantes.

Conheça nossos produtos!

Ícone mundo Selecione seu idioma

Contato por WhatsApp Ícone WhatsApp